DESASTRE ADMINISTRATIVO NA PREFEITURA DE TOUROS REVOLTA FORNECEDORES, FUNCIONÁRIOS E POPULAÇÃO

09/03/2016 21:01

O Prefeito de Touros, Ney Rocha Leite é irmão da secretária de Segurança Pública do RN, delegada Kalina Leite

 A situação política e administrativa do município de Touros, distante 82 quilômetros de Natal é "revoltante" na opinião de grande parte da sua população que está amargando segundo se fala por lá, a "pior administração dos últimos 50 anos". O prefeito Ney Rocha Leite, que segundo moradores, pouco é visto na cidade ou na zona rural do município não cumpre seus compromissos e deixou o município praticamente abandonado, administrado por auxiliares que também não resolvem nada. Além do descaso com a saúde pública, a educação vive um dos piores períodos, as escolas estão em frangalhos. Não há a menor condição de uma funcionalidade ao menos média. Nossa reportagem esteve na cidade e não conseguiu localizar ninguém que responda pela administração. A secretária de educação se escondeu da nossa reportagem e fomos avisados por um vigilante municipal que o prefeito se encontra ausente da cidade há pelo menos dez dias.

Existem fornecedores que não recebem pagamentos há pelo menos oito meses, funcionário com salários em atraso e prédios públicos alugados ao município que estão mal tratados e não pagos. A visão geral que tivemos, motivados por insistentes chamado popular, é de que há muito tempo a administração pública se encontra sem comando, como um barco a deriva no meio do oceano. Tentamos conversar com o secretário de finanças Gildenes, que segundo comentários na cidade é quem realmente manda na administração, mas o mesmo se encontrava ausente da prefeitura. 

Outra reclamação geral na cidade de Touros e no distrito do Cajueiro, também visitado pela nossa reportagem, é a segurança pública. Embora seja irmão da Secretária de Segurança Pública, Kalina Leite, o prefeito não conseguiu nenhum tipo de reforço para a segurança da cidade. Assaltos que no passado era de ouvir dizer, hoje são freqüentes tanto no comércio, zona rural e até nas ruas, tudo isso aliado ao aumento desenfreado do trafico de drogas. Segundo opinião do morador João Neto, residente no bairro Lago de Nossa Senhora, todo santo dia tem algum tipo de violência na cidade. "Antes nossa cidade era segura não existia dessas coisas, foi só Ney tomar conta que tudo desandou, também como poderia ser diferente o homem não assenta na cadeira de prefeito um só dia vive pelo mundo".