MINISTÉRIO PÚBLICO DESMONTA ESQUEMA MILIONÁRIO DO VEREADOR RANIERE BARBOSA

24/07/2017 09:28

ALGUNS dos imóveis adquiridos por Raniere Barbosa nos últimos dois anos

O presidente da Câmara Municipal de Natal vereador Raniere Barbosa é suspeito de desviar R$ 22 milhões da SENSUR. Pelo que foi apurado pelo MPRN, foi afastado da presidência da Câmara Municipal e pode perder o mandato. Existem fortes indícios que o montante é decorrente de superfaturamento e pagamento de propina relativos a contratos firmados entre empresas e a Secretaria para a prestação de serviços referentes à manutenção e à decoração do parque de iluminação pública da capital potiguar. O ex-secretário de Serviços Urbanos de Natal, Ranieri Barbosa, foi afastado do cargo de presidente da Câmara Municipal de Natal, que ocupa atualmente.

Ao todo, foram expedidos 13 mandados de prisão temporária. A operação Cidade Luz conta com o apoio da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e ainda do Ministério Público, da Polícia Militar e da Polícia Civil de Pernambuco. Segundo o apurado na investigação, o presidente da Câmara Municipal manteve a equipe dele no comando da pasta, formada por pessoas da sua estrita confiança, permanecendo assim com ascendência direta sobre a Secretaria de Serviços Urbanos. Ele continuou interferindo nas nomeações e exonerações, vetando inclusive a emissão de pareceres pela assessoria jurídica da pasta.

Dados da Controladoria Geral do Município de Natal demonstram que entre os anos de 2013 e 2017, as empresas Alclog, Ancar, Enertec, FGTech, Geosistemas, Lançar, Real Energy e Servlight, todas sediadas em Pernambuco, foram beneficiárias de pagamentos no montante de R$ 73.433.486,86 de contratos coma Semsur. O MPRN estima superfaturamento médio de 30% no valor dos contratos celebrados.