ASSALTOS A CONDOMÍNIOS FECHADOS NO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE TEVE ASSUSTADOR AUMENTO DE 76%

11/07/2013 09:54

Fugir das tradicionais casas de veraneio para modernos e “seguros” condomínios fechados parecia ser a solução para o crescente problema da insegurança, tanto na capital, como nas praias e nos sítios. Apesar dos investimentos em câmeras de segurança e equipes de vigilantes e porteiros, moradores de condomínios de casas e apartamentos estão preocupados com o aumento do número de assaltos a esse tipo de moradia, tanto em Natal como principalmente no litoral do Rio Grande do Norte aonde a violência cresce com mais força. Um levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Publica avaliou que o crescimento na comparação com os números de 2012 com os meses entre janeiro e junho de 2013 foi de 76%. Um gigantesco aumento da violência.

 

Um conhecido empresário potiguar que não quis se identificar foi uma dessas vítimas. No início deste ano, ele chegou no condomínio onde adquiriu uma casa para melhor usufruir o verão e finais de semana em Jacumã, e encontrou a porta da casa aberta, sem sinal de arrombamento. Quando entrou na sala, percebeu que era um assalto. "A sensação é de total insegurança. Você vem descansar em um condomínio em busca de segurança, e é assaltado", lamentou. Os cinco assaltantes fortemente armados haviam rendido o porteiro e os dois guardas de segurança do condomínio. Das 22 casas do moderno condomínio fechado 18, foram assaltadas, tendo sido registrado um caso de violência sexual a uma menor de 13 anos por parte de um dos assaltantes.

 

A sensação de insegurança aumenta ainda mais quando os próprios funcionários desse novo tipo de morada passam informações para os criminosos. Em maio passado, um vigia de outro condomínio no litoral sul do Estado, foi considerado o responsável por autorizar a entrada dos assaltantes. As câmeras de segurança flagraram a entrada dele com um carro e depois descendo do veículo com os suspeitos. Em seguida, uma casa foi assaltada e os ladrões fugiram com o carro da vítima. “Esse tipo de funcionário ganha em torno de um salário mínimo por mês e executa um trabalho de risco, isso faz com que eles se tornem parceiros de bandidos. Também não podemos esperar que um vigilante coloque sua vida em risco para defender um emprego tão mal remunerado”, Explica Ronaldo Paiva, especialista em segurança empresarial.

 

VIDA SIMPLES É O CAMINHO

 

Ronaldo lembra que hoje em dia não existe mais lugar 100% seguro, mas deixa aqui uma importante dica de segurança: "O negócio é procurar ter uma vida mais discreta, morar em condomínios menos visados, mais simples, deixar o carro de luxo de lado e utilizar um meio termo, mais importante que ostentar valores é preservar sua vida e a vida dos seus familiares. Os estudos mostram que bandidos são atraídos por supostos valores, assim como formigas são atraídas por açúcar. A maneira mais racional para se ter mais segurança e tranquilidade hoje em dia, é procurar levar uma vida mais simples. Ao não chamar atenção sobre si, você não será visado, não sendo visado, não se tornará alvo das quadrilhas. Precisamos aprender a vencer as vaidades mundanas e dar prioridade a vida", explicou.