MANIFESTANTES ESPERAM LEVAR CERCA DE 30 MIL PESSOAS PARA AS RUAS DE NATAL EM MAIS UM DIA DE PARADA

11/07/2013 10:14

Mais uma vez a capital potiguar, assim como cidades de todo o país, terá hoje suas ruas tomadas por milhares de manifestantes que, desta vez, reivindicam melhorias trabalhistas para várias categorias. A expectativa dos organizadores é de que, a partir das 9h, a Avenida Salgado Filho seja ocupada por um público de até 30 mil pessoas, superando a quantidade de participantes das últimas manifestações. Mesmo assim, Prefeitura, Estado, setores do comércio e dos transportes tentam evitar que os serviços fiquem paralisados por mais um dia, como ocorreu em manifestações anteriores.

O movimento convocado pelas Centrais Sindicais busca reforçar o Dia Nacional de Mobilização, definida como Greve Geral de 11 de julho. As ações irão ocorrer em todos os estados, alcançando centenas de cidades do país. Em Natal, o movimento começa com três concentrações. Às 7h, em frente ao Hospital Walfredo Gurgel, comandado pelo Sindicato da Saúde – Sindsaúde; na BR – 226, na altura do bairro Guarapés, com a presença do Movimento de Lutas nos Bairros; e em frente à sede da Petrobrás, no bairro de Cidade da Esperança.

Em passeata os manifestantes se unirão à concentração geral marcada para 9h, em frente ao Shopping Midway Mall. A partir daí o protesto seguirá para a Zona Sul da cidade, com parada no estádio Arena das Dunas e no Centro Administrativo do Estado e finalizando no Ponto Sete da Avenida Roberto Freire, em Ponta Negra.

A pauta nacional é unitária e claramente definida: 10% do PIB para a Educação; 10% do PIB para a Saúde; Reforma Agrária; Retirada do PL 4330 (que interfere em direitos trabalhistas e tramita na Câmara); fim do Fator Previdenciário; redução da jornada de trabalho para 40 horas sem redução de salários; suspensão dos leilões do petróleo, além da valorização das aposentadorias. Mesmo sem ocupar destaque na pauta, o movimento “Revolta do Busão”, que reivindica tarifa justa e melhoria na qualidade do serviço de transportes, confirmou participação no evento.

A representante da Nova Central dos Trabalhadores, Vilma Batista, diz que todos os servidores públicos paralisarão suas atividades, juntamente com os rodoviários e bancários. Manifestantes do interior do estado também comparecerão ao ato. Uma caravana de pelo menos 15 ônibus é esperada, inclusive com integrantes do Movimento Sem Terra (MST).

De acordo com Rosália Fernandes, diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaude), serão participantes de Mossoró, Pau dos Ferros e da região do Seridó. Segundo ela, a o setor de saúde já havia definido um ato público para hoje, em função da campanha salarial e demais questões de estrutura. “Este é um dos primeiros, enquanto acontecem as negociações com o governo”, alerta a diretora. A categoria poderá entrar em greve após uma assembleia que realizará no próximo dia 25.

O Sindicato dos Médicos do estado também aderiu ao movimento. Os profissionais irão paralisar suas atividades hoje, sinalizando que outras virão. Enquanto isso, o presidente da entidade, Geraldo Ferreira, vai participar de reunião que acontece hoje em Brasília com os representantes de todos os sindicatos médicos do país e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), levando encaminhamentos definidos pela categoria disseminação de vídeos mostrando a realidade da saúde pública e ações judiciais. Os médicos marcaram concentração na Associação Médica do RN, às 9h.