MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL INVESTIGA VOO DE HENRIQUE ALVES E PARENTES EM JATINHO DA FAB

06/07/2013 07:53
O procurador do Ministério Público Federal (MPF) terá 90 dias, prorrogáveis por igual período, para decidir se abre um inquérito civil público. A investigação preliminar, tecnicamente chamada de procedimento preparatório, foi iniciada depois de um pedido de apuração enviado por uma pessoa que teve a identidade legalmente preservada.
 
Nesta sexta-feira à noite, a assessoria de imprensa do órgão informou não saber se Paiva já tinha determinado alguma diligência para investigar o caso. Procuradores da República disseram que, se comprovadas eventuais irregularidades, a apuração poderá resultar em ressarcimento ao erário. 
 
Um integrante do MPF observou, no entanto, que a legislação do assunto é 'vaga' e que pedidos anteriores de punição por improbidade administrativa de autoridades - motivadas por viagens semelhantes, que poderia resultar até em perda de direitos políticos, não tem prosperado na Justiça.
 
Também peemedebista, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, protagonizou o mais recente episódio com uso particular de aviões oficiais. Pegou um voo e deu carona a um empresário para assistir à vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Espanha na final da Copa das Confederações. Assim como Renan, Garibaldi disse não ver nada errado no passeio com aeronave da Aeronáutico, mas depois disse que vai pagar pelo voo entre Fortaleza e Rio.