PREFEITURA PUBLICA CONTRATO PARA A URBANIZAÇÃO DA ORLA DE PONTA NEGRA

20/09/2013 10:12
A Prefeitura de Natal publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (20) o extrato do contrato para elaboração de projetos e execução das obras de reestruturação da orla marítima das praias das zonas Leste e Sul da capital potiguar. A urbanização da praia de Ponta Negra e do trecho entre as praias dos Artistas e do Forte custará R$ 12,69 milhões. A elaboração dos projetos executivos de engenharia e arquitetura, bem como as obras, ficarão sob responsabilidade da construtora Ramalho Moreira.
 
O contrato é válido por 300 dias. As obras devem ser concluídas e entregues até 31 de maio de 2014. O documento é assinado pelo representante da construtora e pelo secretário municipal de Turismo, Fernando Bezerril. A ordem de serviço para o projeto de reestruturação da orla marítima foi assinada na segunda-feira (16) pelo prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT).
 
A prefeitura detalha que o projeto contemplará cerca de sete quilômetros de orla. No geral, serão feitas as seguintes intervenções: adequações do passeio público com substituição do revestimento do piso, implantação de novos mobiliários urbanos, ciclovias entre as praias do Meio e Forte, adequação e distribuição dos quiosques em áreas mais agradáveis e amplas, implantação de banheiros acessíveis, criação de áreas de depósito para guarda de materiais dos quiosques, rampas e escadarias para acesso à faixa de areia, sinalização adequada, área de estacionamento, substituição de iluminação pública, iluminação decorativa, paisagismo, áreas de recreação infantil, e academia da Terceira Idade.
 
Entre os equipamentos públicos, as praias da zona Leste receberão um abrigo de salva-vidas e um de bombeiros, duas paradas de ônibus, 18 quiosques diferenciados, sendo três acessíveis; seis quiosques/bar, seis baterias de banheiros, sendo cinco unidades com depósitos; dois jogos de playground, dois jogos de academia, sendo um para a Terceira Idade; caramanchões, abrigo para artesanato (praia do Forte), prédio com lojinhas de serviços (na praça do Pâmpano), além de bancos, lixeiras, orelhões e paisagismo.
 
Em Ponta Negra,  serão construídos 29 quiosques, cinco baterias de banheiros, abrigos de salva-vidas e bombeiros, espaço para artesanato, bancos, lixeiras, orelhões e dois decks com mirante. Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), todos os atuais donos de quiosques e barracas permanecerão com seus espaços comerciais.